Rail pelas mimosas nas freguesias serranas de Águeda

O efeito das mimosas no rio Alfusqueiro, afluente do Águeda

O evento “encontra as mimosas”, que a Associação Etnográfica Os Serranos organiza anualmente em Águeda, terá lugar em 1 de março e reforça a componente cultural, levando os visitantes através de um raid que combina a recolha fotográfica com uma prova sobre os valores e a identidade do povo que resiste nas aldeias serranas.
Este raid etno-fotográfico tem um percurso estabelecido para automóvel nas freguesias serranas do concelho de Águeda, com uma extensão de cerca de 75 km. Vai ao encontro dos magotes da praga invasora das mimosas, que florescem em fevereiro e precisam de ser combatidas, iniciando-se esse combate pela sensibilização. Onde as mimosas se instalaram, a biodiversidade serrana da flora e da fauna saiu prejudicada.
O dia inclui um almoço-convívio em Bolfiar. Antes deste repasto haverá um mata-bicho tradicional em Sernada do Préstimo. No final da tarde, juntar-se-ão todos em Rio de Maçãs para o rito habitual do batismo serrano e para o lanche-convívio final, que será partilhado com as iguarias de cada um.
As inscrições decorrem até ao dia 27, em serranoscaramulo@sapo.pt ou 962074942 ou ainda na Foto Pop (Águeda).

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top