Região de Águeda | edição n.º 1106

REgião de Águeda, edição de 22 de abril de 2020

A malha hídrica de Águeda é uma riqueza por explorar. Com esta manchete, o Região de Águeda aborda um tema que não está na agenda política mas que é crucial em termos ambientais e pode gerar oportunidades de negócio.

Entre rios, ribeiros e a Pateira de Ferrmentelos, o território do município de Águeda tem 455 hectares (1ha = 10.000 m2) de cursos de água. Há erros de ocupação do território e legislação que não se cumpre, é imperiosa a conservação do património hidrográfico existente e também uma visão coerente e integrada para que se aproveite o potencial existente. Da Ria de Aveiro que nos une à Bacia do Vouga que a amplia há um ganho possível para Águeda e a Região de Aveiro. O trabalho fala de galerias ripícolas para se poder criar um ecossistema que contribuísse para combater o assoreamento dos rios, ajudar a controlar as cheias, ser um filtro biológico de nutrientes, promover os cursos de água como habitat para algumas espécies, aumentar a produtividade agrícola sem utilização de produtos químicos para combater pragas e criar valor acrescentado ao turismo.

O Região de Águeda aborda ainda o 25 de Abril em período de confinamento, ouvindo testemunhos de Brito Salvador (Juntos – Movimento Independente), Carla Tavares (PS), Carlos Almeida (PSD), Pedro Vidal (CDS), Francisco Marques Vidal (BE) e Alice Caetano (PCP).

A situação em que se encontra o Recreio de Águeda devido à pandemia da Covid-19 e a proposta da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aos clubes participantes no Campeonato de Portugal é outro trabalho desenvolvido pelo Região de Águeda. O presidente do clube aguedense diz que “está instalado o caos no futebol português” com a proposta federativa e explica porquê.

Em Travassô, o projeto para a nova sede da Junta e da unidade de saúde familiar foi aprovado. Esta é uma das notícias das freguesias que o Região de Águeda avança na edição desta semana.

A edição da semana do Região de Águeda está disponível nas versões e-paper e impressa.

Autores

*

Top