“Rota dos moinhos” vai ser apoiada pelo turismo de Portugal

moinhos projeto

O Turismo de Portugal vai apoiar a execução do Portuguese Mills – Rota dos Moinhos de Portugal, um projeto conjunto apresentado pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, recentemente premiado

A Rota dos Moinhos de Portugal pretende proporcionar, experienciando no terreno, “a fruição sensorial de uma etnocultura própria, recriando as vivências das gentes das terras em torno do ciclo do pão”. Ao abrigo deste projeto serão desenvolvidos roteiros de atividades e ferramentas de incentivo à visita (Passaporte Miles 2 Mills), “integrando as comunidades e os seus saberes e potenciando a requalificação contínua dos espaços molinológicos em Portugal”.
A equipa intermunicipal é composta por Célia Laranjeira e Paula Loureiro (Câmara Municipal de Águeda), Sandra Figueiredo (Albergaria-a-Velha), Diana Antunes, Isabel Loureiro e Sérgio Espírito Santo (Nelas), Adélia Correia e Graciela Bastos (Sever do Vouga) e Ana Ribeiro (Vagos).
O projeto intermunicipal foi um dos três premiados pelo Turismo de Portugal e pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento Turístico (IPDT) no âmbito do programa ALA + T – Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo.

INOVADOR E PLENO
DE POTENCIAL

Em Castelo Branco, foram apresentados projetos desenvolvidos por 160 participantes, divididos por 19 grupos, representando 90 autarquias nacionais e entidades públicas do setor do turismo. O evento contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, dos presidentes do Turismo de Portugal e IPDT, Luís Araújo e António Jorge Costa, e representantes executivos e técnicos de todos os municípios participantes.
O vice-presidente e vereador do turismo da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, esteve presente na sessão de encerramento, tal como o vice-presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismark, os presidente e vice-presidente da Câmara de Sever do Vouga, o Presidente e o Vice -presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho e José Almeida e Costa, respetivamente, e três autarcas do município de Nelas.
Numa declaração conjunta, afirmaram que é “com orgulho que veem reconhecido o trabalho desenvolvido pelos técnicos dos seus municípios”, considerando tratar-se de um “projeto inovador e pleno de potencial” que “vai ao encontro das aspirações dos nossos municípios, que têm apostado na preservação, valorização e divulgação do património molinológico”.
Os municípios que iniciaram o projeto veem com satisfação “o interesse de outros municípios em integrar”, sublinhando assim a sua “importância”.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top