Sarau cultural encerrou ano letivo da Marques de Castilho

Sarau de encerramento do ano letivo da Marques Castilho

A Marques Castilho promoveu um sarau cultural para encerrar o ano letivo daquele estabelecimento de ensino e do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul

O evento decorreu no Centro de Artes de Águeda, com casa cheia, na sexta-feira, dia 7. Pelo palco passaram mais de uma centena e meia de alunos e quatro dezenas de professores que “mostraram capacidades e talentos que vão muito para além do currículo exigido nas aprendizagens inerentes ao processo educativo”.

Tendo como pano de fundo o cinema, o rigor, o equilíbrio e a exatidão marcaram o número de ginástica acrobática, coordenado pelo professor Paulo Veiga, enquanto os instrumentos musicais e as vozes ecoaram transmitindo uma harmonia polifónica generosa que envolveu a assistência, e que teve início com a atuação da Castilho’s Big Band, terminando com o dinamismo de uma verdadeira orquestra conduzida pela batuta motivadora do “maestro” José Cruz. Já a energia e a leveza da dança aconteceu em diversos momentos do espectáculo fosse ao som de Titanic, dos Piratas das Caraíbas ou de La La Land transportando os espetadores para o mundo mágico de Hollywood e, até, de Bollywood. A palavra também ocupou um espaço de destaque com o apoio de textos literários ditos por alunos, procurando despertar consciências ao provocar deliberadamente um espaço de reflexão. A representação do Pátio das Cantigas ficou a cargo de um grupo de professores que mostrou ser capaz de fazer a magia acontecer em palco e galvanizou o público com a sua alegria, humor e dinamismo.

Foi igualmente importante a colaboração do Conservatório de Música de Águeda, particularmente na condução do Coro de Professores Sul Family que esteve a cargo do maestro Joaquim Vidal Santos. Os 90 anos da Marques de Castilho foram, igualmente, marcados com a projecção de um vídeo evocativo do caminho percorrido pela escola durante quase um século de existência.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top