Serranos representam o distrito em concurso etnográfico

O encontro nacional será em 9 de Novembro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

O Teatro Vista Alegre – Ílhavo foi palco, no dia 25, para a apresentação de projectos etnográficos para seleccionar o representante do distrito de Aveiro no concurso de etnografia Henrique Rabaço. Os Serranos – Associação Etnográfica foram os vencedores e trouxeram a responsabilidade de dignificar e representar as largas dezenas de grupos de folclore do distrito de Aveiro..

O espectáculo apresentado por Os Serranos denomina-se “Vizinhos de Corpo e Alma” e, em 15 minutos, conta como em 1900, na pequena aldeia serrana de Belazaima do Chão, o isolamento faz da vizinhança uma partilha de trabalhos, obrigações, devoção e diversão. Todas as gerações estão reunidas e todos os vizinhos se encontram sem excepção, incluindo a divindade que está tão próxima que mora na capela ou nos símbolos religiosos da aldeia. Os Serranos conseguem demonstrar, em apenas 15 minutos, como esta vizinhança se manifesta de diversos modos e se renova e altera como as estações do ano, sendo sempre apaixonada e interdependente. Neste espectáculo, os vizinhos de Belazaima começam por partilhar os serões longos e místicos do Inverno em que o canto serrano exprime uma força quase provocadora, depois atravessa períodos arroxeados de Quaresma marcados por manifestações de religiosidade profunda, como o Cantar das Almas, terminando com a jovialidade da Primavera, que rebenta e anuncia criação mundana, com jogos de terreiro, namoro e danças.

Noutro concurso paralelo, relativo à expressão musical, outra associação aguedense conquistou igualmente a responsabilidade de representar o distrito nesta modalidade. Foi a d’Orfeu e a força inovadora dos Toques do Caramulo, que se farão ouvir na Aula Magna da Reitoria, em Lisboa, porém no dia 8 de Novembro.

 

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top