Sever do Vouga: 9 projetos a votação no orçamento participativo

Vista aérea de Sever do Vouga

Até o dia 28 de setembro, encontram-se em votação nove propostas para o orçamento participativo (OP) de Sever do Vouga. As áreas de intervenção vão do desporto ao ambiente, passando pela coesão social e infraestruturas

Nesta segunda edição, que apresenta uma dotação de 50 mil euros, os jovens, com mais de 16 anos também foram convidados a participar. Para a Câmara Municipal de Sever do Vouga, trata-se de “um momento de democracia que deve ser aproveitado por todos”.

DESPORTO COM 4 PROJETOS

Na área do desporto, existem quatro propostas em votação. O “Minigolfe no Parque da Vila” é um equipamento desportivo para p Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga e áreas envolventes. Um investimento previsto de 23.794,10 euros. Ainda na freguesia de Sever do Vouga, surge a proposta para a criação de um “Campo de Padel”, no valor de 21.200 euros. Trata-se de um equipamento de desporto de raquete jogado a pares, em espaço fechado, com material transparente, destinado a todas as idades, que deverá ser implementado na área entre o pavilhão gimnodesportivo e o Parque Severi, na entrada sul da vila.
Na freguesia de Pessegueiro do Vouga, a proposta, no valor de 21.736,06 euros, passa pela “Requalificação do Ringue de Pessegueiro do Vouga”, que prevê – como o nome indica – a requalificação da infraestrutura desportiva, localizada junto ao Centro Social de Pessegueiro, visando a realização de atividades físicas e eventos de âmbito local/regional.
Na margem esquerda do Vouga, na freguesia de Talhadas, surge a proposta para um “Ginásio ao Ar Livre”, com um orçamento de 5.650 euros, que prevê a instalação de alguns equipamentos de ginástica no Largo da Sra. da Graça, em frente à sede da Junta de Freguesia de Talhadas.

AMBIENTE COM TRÊS PROJETOS

No que diz respeito ao ambiente, estão três propostas à votação. “Fílveda Maravilhosa e Para Todos” é a proposta para requalificar algumas estruturas de segurança e de acesso à cascata, limpeza da área envolvente e aplicação de sinalética, na União de Freguesias de Silva Escura e Dornelas, no valor de 10.455.
Em Rocas do Vouga, a proposta, orçada em 5.750,25 euros prevê o “Combate à Vespa Asiática ou Velutina”, através de um equipamento especialmente concebido para o combate às vespas asiáticas, permitindo eliminar este inseto predador de outras abelhas.
A abranger as freguesias de Couto de Esteves e Rocas do Vouga, os “Caminhos da Água” propõem a limpeza do rio Gresso e de quatro corgas (Pontinha, Azenha, Crasto e Gresso) para criação de caminhadas ao longo dos percursos de água e, ainda, elaboração de panfletos para sensibilização da população e proprietários pela limpeza das linhas de água, com informação legal. O valor é de 23.795 euros.

COESÃO SOCIAL COM DOIS PROJETOS

Em Cedrim, surge a proposta, no âmbito da coesão social, para a “Remodelação da Escola Primária de Carrazedo para Habitação”, que prevê transformar o espaço numa habitação social, através de um orçamento de 24.645 euros. Por fim, na freguesia de Talhadas, um “Outdoor Eletrónico Rotativo”, no valor de 11.832,60 euros, a ser implementado no Largo da Sra. da Graça, em frente à sede de freguesia, é a proposta em votação.

COMO VOTAR?

Até às 17h do dia 28 de setembro, decorrem as votações para o orçamento participativo de Sever do Vouga. A votação poderá ser online, mediante registo prévio com cartão de cidadão, no portal criado (http://op.cm-sever.pt) ou presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal e, ainda, nas Juntas de Freguesia. Cada cidadão participante apenas pode votar uma vez, sendo obrigatório votar em três projetos diferentes e apenas um voto por freguesia.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top