Sever do Vouga: UTRAT propõe agregações de Paradela a Cedrim e de Dornelas a Silva Escura

A Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) propõe a redução de duas freguesias no município de Sever do Vouga com a união das freguesias de Silva Escura e Dornelas e de Cedrim e Paradela.

A proposta da UTRAT reduz assim de nove para sete freguesias. Recorde-se que a Assembleia Municipal de Sever do Vouga pronunciou-se contra a extinção ou agregação de qualquer das freguesias do concelho, tendo aprovado “não promover a agregação de quaisquer freguesias”. Esta “ausência de pronúncia” levou a UTRAT a apresentar a proposta de redução de duas freguesias à Assembleia da República.

A UTRAT justifica com a união de Cedrim com Paradela pelo facto de a freguesia de Paradela ter a menor população do município de Sever do Vouga (720 habitantes), de ser contígua à freguesia de Cedrim (com 834 habitantes) e das sedes destas duas freguesias serem próximas (cerca de 4 kms).

No caso de Dornelas e Silva Escura, a UTRAT justifica com o facto da primeira passar a ter menos habitantes com a agregação de Paradela e Cedrim (728), ser contígua a Silva Escura (1592 habitantes) e as sedes das freguesias distarem cerca de 4,5kms “podendo partilhar serviços essenciais às respectivas populações”.

Nos limites territoriais actuais serão mantidas as freguesias de Couto de Esteves, Pessegueiro do Vouga, Rocas do Vouga, Sever do Vouga e Talhadas.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top