Valongo do Vouga: Jornadas educativas: há 10 anos a refletir sobre educação

Valongo Do Vouga

As décimas jornadas educativas do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga tiveram lugar na terça-feira, dia 18 de abril, na escola sede deste agrupamento sob o tema “Educar e Formar Hoje: Um grande desafio…”

As jornadas tiveram início pelas 14h30 com a atuação do Grupo Folclórico da CERCIAG, seguindo-se, pelas 14h45, a primeira sessão, destinada aos professores, com o tema “As tutorias: que futuro”, com João Ribeiro da Direção de Serviços de Educação Especial e de Apoios Socioeducativos. A segunda sessão, também destinada aos professores, teve início pelas 16h, com o tema “Pedagogias diferenciadas”, com Nádia Ferreira, da Direção Geral da Educação. A terceira sessão, destinada aos assistentes operacionais, teve como tema “Higiene e Segurança no trabalho (caso escola) “, com Francisco Santos, comandante dos Bombeiros Voluntários de Águeda.
Vários encarregados de educação, docentes e funcionários do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga compareceram no pavilhão gimnodesportivo pelas 20h30 para a quarta e última sessão das jornadas, onde esteve também presente o diretor do Agrupamento, Vítor Martins e a vereadora da cultura, Elsa Corga, que enfatizaram a forte participação da comunidade educativa nas jornadas. Nesta sessão, os presentes tiveram oportunidade de assistir à atuação dos alunos das Escolas Básicas de Valongo do Vouga e de Macinhata do Vouga no âmbito das AEC, nas modalidades de dança e de música. Seguiu-se a sessão sob o tema “Educar e formar hoje – um grande desafio…” com Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal, com início pelas 20h50. Esta sessão focou sobretudo os valores da sociedade, levando os participantes a refletir acerca dos preconceitos e acerca das noções de respeito e de tolerância que transmitem. Pedro Neto frisou ainda as exigências do ato de educar, nomeadamente a presença e o tempo. Após esta sessão, seguiram-se momentos musicais e danças levadas a cabo por alunos do agrupamento.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top