Vitória expressiva de São Bento nos Bombeiros de Águeda

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Águeda

Manuel São Bento é o novo presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda, ao vencer as eleições de sexta-feira com 447 votos, enquanto o seu adversário José Carlos Santos se ficou pelos 123

O facto de haver duas listas mobilizou os associados que se dirigiram ao quartel para votar, tendo alguns esperado cerca de duas horas e meia para o fazer e muitos foram embora sem votar, motivo que gerou alguma confusão e até momentos de forte tensão entre quem esperava na longa fila, que se via à porta do edifício. Votaram 575 associados, tendo-se registado um voto nulo e quatro abstenções.
As mesas de voto abriram por volta das 20 horas, já depois de aprovadas, por maioria, as contas da associação.
Recorde-se que, por força dos estatutos, sócios com um ano ou mais de atraso no pagamento das cotas ficaram impedidos de votar e o presidente da direção, José Rolim, emitiu um despacho no sentido de interromper o pagamento das cotas, neste período eleitoral, o que também gerou alguma controvérsia entre os associados.

TOMADA DE POSSE
SEXTA-FEIRA
A cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos sociais eleitos está, entretanto, marcada para esta sexta-feira, dia 23, às 19 horas, no auditório do quartel. Uma cerimónia que é aberta à comunidade.
Manuel São Bento, em declarações ao RA, manifestou-se satisfeito e agradecido pela “confiança que os associados” depositaram na sua lista, sublinhando que a expressão desta vitória “aumenta ainda mais a responsabilidade que todos sentimos”.
Recorde-se que Manuel São Bento e a sua equipa avançaram para estas eleições propondo “um novo rumo” para a associação, que tem sido gerida nos últimos anos por José Rolim, que tinha como vice-presidente José Carlos Santos (Lista A), que apresentou como grande trunfo da sua candidatura “as provas dadas” e a “obra feita” pelos atuais dirigentes.
Manuel São Bento contou ainda, nestas eleições, com o apoio do presidente da Câmara Municipal, Jorge Almeida, que foi o primeiro subscritor da sua lista. Um apoio que criou muita celeuma e que culminou com o pedido do PSD para que fosse retirado, um repto que não foi aceite pelo edil.
O novo presidente dos Bombeiros de Águeda contou ainda com o apoio do ex-presidente da Câmara, Gil Nadais, que integrou a lista como candidato à presidência da Assembleia Municipal.

AS PROPOSTAS
DE SÃO BENTO
Recorde-se que, em entrevista ao RA, Manuel São Bento, falava do que se propunha fazer durante o mandato, destacando o reforço do número de elementos, viaturas e melhoria das instalações da secção de Agadão e a criação do Centro Municipal de Prevenção contra Incêndios Florestais. Defendia, ainda, que é urgente repensar todo o serviço de socorro, mobilizando mais voluntários ou contratando novos profissionais.
Convidado a pronunciar-se sobre os resultados, José Carlos Santos optou por não fazer comentários.
Quanto a José Rolim deixa a associação ao fim de três dezenas de anos a ela ligado e ao fim de 16 anos como presidente da direção, não sem antes ter recebido o Crachá de Ouro, a mais alta condecoração da Liga de Bombeiros Portugueses, que lhe foi atribuída, recentemente, no decorrer das comemorações dos 83 anos dos Bombeiros de Águeda.

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top