Workshop de bossa nova na d’Orfeu com guitarrista brasileiro

d'Orfeu - Associação Cultural

O guitarrista brasileiro Alexsander Duarte é o protagonista do workshop de bossa nova para guitarra organizado pela d’Formação, plataforma formativa da d’Orfeu, que decorrerá no dia 11 de Abril, em horário intensivo das 14h30 às 18h30. Dirigido a todos os interessados, desde principiantes até mais experientes guitarristas, as inscrições estão abertas até ao dia 7 de Abril.

O objectivo do workshop de bossa nova para guitarra é trabalhar “conceitos básicos” da linguagem técnica e estética da bossa nova aplicada à guitarra. Neste workshop, serão abordados temas como harmonia, condução melódica (encadeamento de dissonâncias) e condução rítmica. A estrutura do workshop consiste numa componente expositiva (de carácter teórico/histórico) e outra prática em que, para além da bossa nova, será também abordada a linguagem do samba na guitarra.

Alexsander Duarte

Alexsander Duarte

Alexsander Jorge Duarte e doutorado em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2013) e graduado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. É membro pesquisador do INET-MD – Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança – Pólo Aveiro. Os estudos de acustemologia e paisagem sonora associados à música e identidade constituem alguns dos seus interesses de investigação. Possui experiência pedagógica. Como artista, Alex Duarte atua como compositor, instrumentista (flautas e guitarra) e cantor. Desenvolveu trabalho à volta do universo da “música raiz”, música popular brasileira e música experimental. A sua actividade internacional abrange países da América do Sul, Europa e EUA. Além de actuar como solista em projectos próprios, também colabora com outros projectos como “Toques do Caramulo”, com apresentações em festivais e participação em concertos em diversos países da Europa.

Para mais informações e inscrições

 

Autores

Notícias Relacionadas

*

Top